A Polêmica Com a Bíblia de Estudo Dake 2/8

O Recebimento

Um dos nichos de maior lucratividade no mercado literário evangélico é o de Bíblias de Estudos, e por isso suas editoras imponham-se ao máximo quando do lançamento dessas bíblias; foi assim também com a Bíblia de Estudo Dake. Ela foi recebida no mercado editorial com grande entusiasmo. Um exemplo claro disso foi os primeiros comentários a respeito da obra, publicados na internet. No “blog do Ciro”, um dos mais lidos por evangélicos pentecostais, um texto dizia:

“Para início de conversa, reafirmo o que está no título deste artigo: eu gostei da Bíblia de Estudo Dake! E isso é um direito que me assiste.”


E completa:


"Tenho sim vínculos ministeriais, profissionais e sobretudo fraternais com a CPAD desde 1993 — já tive também vínculos empregatícios com essa editora. Mas isso não me impede de opinar a respeito da aludida Bíblia de estudo. Alguns afirmam que eu nunca falarei contra a editora em apreço por causa dos tais vínculos. Na verdade, em regra geral, eu não verbero contra instituição nenhuma. E, se eu tiver de refutar alguma heresia contida em publicações, seja qual for a editora, eu o farei, mas com respeito e prudência [...] pelo que já examinei, percebi que a Dake é bastante útil ao estudioso, e não apenas curioso, da Palavra de Deus (lembrete: o livre exame é bíblico, de acordo com 1 Tessalonicenses 5.21 e 1 Coríntios 2.15). Trata-se da Bíblia de estudo mais completa em língua portuguesa, com as suas milhares de referências cruzadas, notas, esboços para sermões, definições, mapas, etc."[1]


O Pr. Silas Daniel, assembleieano e editor-chefe do Departamento de Jornalismo da CPAD, noticiava no seu blog que


“a CPAD lançará no mercado, nos próximos meses, mais uma ferramenta para pastores, evangelistas, professores de Escola Dominical e estudantes da Palavra de Deus em geral [...] Ademais, apesar dos pequenos trechos equivocados da obra (e já retirados), a Bíblia Dake é uma relevante obra com conteúdo enriquecedor, por isso a importância de sua publicação no Brasil."[2]


Como visto, A Bíblia de Estudo Dake foi recebida com grande euforia, principalmente pelos pentecostais assembleianos.

Fonte
[1] http://cirozibordi.blogspot.com/2010/02/eu-gostei-da-biblia-de-estudo-dake.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Profetas Anteriores, ou Não Escritores 1/5

Escrever, Argumentar, Seduzir

As Bem-Aventuranças do Antigo Testamento 1/4