Nota: Vejo com muitas reservas as posições do teólogo a respeito da "pena de morte", por ser uma questão que exige muito cuidado e discernimento em sua aplicação.
Por Caramuru A. Francisco
Texto áureo :“E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias” (At.3:24).
INTRODUÇÃO
A atividade profética, como a linguagem, desenvolveu-se oralmente, depois assumiu a forma escrita. Os “profetas anteriores” (também denominados de “profetas orais”, “profetas não-escritores” ou, ainda, “profetas não-clássicos”) são todos os profetas levantados por Deus e que não tiveram o mandado divino de reduzir a escrito as suas mensagens proféticas, o que foi feito posteriormente pelos que foram inspirados a escrever o texto sagrado.
I – OS PROFETAS ANTERIORES ATÉ SAMUEL
Quando iniciamos o estudo do ministério profético na Bíblia, vimos que os profetas costumam ser classificados em dois grupos: profetas anteriores, também chamados orais, não-escritores ou não-clássicos e os profetas posteriores, também chamados de profetas literários, escritores ou clássicos.
A diferença entre um grupo e outro é que os pri...
Onde estava Deus enquanto as encostas da serra fluminense despencavam, acabando com a vida de tanta gente? "Se é onipotente, onisciente e onipresente, por que nada fez? Estava dormindo?", pergunta um indignado Rubem Alves , teólogo, filósofo, psicanalista, colunista da "Folha de S. Paulo" e ex-pastor protestante. "Não, não estou com raiva de Deus, porque ele não existe. Se existisse, ia fazer alguma coisa." (grifo meu) A indignação não estaria mirando o alvo errado? Não são os seres humanos os responsáveis pela tragédia, por causa de decisões erradas? "É engano dizer que as coisas estão acontecendo apenas por nossa responsabilidade - isso é coisa da natureza -, o mundo inteiro está assim - na China é o gelo, na Europa, as chuvas -, o mundo está de cabeça para baixo! Se Deus amasse realmente o mundo, ele tomaria uma providência. Em primeiro lugar, ele mataria as pessoas certas. Ele está com a pontaria péssima - se fosse meu empregado, já estaria d...
Por Luis M. Ortiz
Adivinhação é a prática ocultista para conhecer o futuro. A prática da adivinhação estava e está proibida por Deus: "Não sereis agoureiros e nem adivinhos", Lv 19.26; "Não seja achado no meio de ti quem pratique adivinhação, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro", Dt 18.10; "Não vos virareis para os adivinhadores, e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles", Lv 19.31; "E não deis ouvidos aos vossos adivinhadores, nem aos vossos sonhadores, nem aos vossos agoureiros, nem aos vossos encantadores...". Jr 27.9,10.
Necromancia é a evocação de espíritos que dizem ser de mortos. A necromancia era e é igualmente proibida por Deus, e também era castigada com a morte: "O homem ou a mulher que evocar espíritos de mortos ou se entregar à adivinhação há de morrer: serão apedrejados", Lv 20.27; "Não se ache no meio de ti, nem quem consulte os mortos", Dt 18.10,11; "Quando vos disserem:...
Comentários
Postar um comentário