Os Profetas Anteriores, ou Não Escritores 1/5
Por Caramuru A. Francisco
Texto áureo :“E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias” (At.3:24).
INTRODUÇÃO
A atividade profética, como a linguagem, desenvolveu-se oralmente, depois assumiu a forma escrita. Os “profetas anteriores” (também denominados de “profetas orais”, “profetas não-escritores” ou, ainda, “profetas não-clássicos”) são todos os profetas levantados por Deus e que não tiveram o mandado divino de reduzir a escrito as suas mensagens proféticas, o que foi feito posteriormente pelos que foram inspirados a escrever o texto sagrado.
I – OS PROFETAS ANTERIORES ATÉ SAMUEL
Quando iniciamos o estudo do ministério profético na Bíblia, vimos que os profetas costumam ser classificados em dois grupos: profetas anteriores, também chamados orais, não-escritores ou não-clássicos e os profetas posteriores, também chamados de profetas literários, escritores ou clássicos.
A diferença entre um grupo e outro é que os pri...
Essa pregação eu tenho aqui em casa, e confesso é umas das melhores que já vi, apesar de ser pentecostal, reconheço a palavra de Deus na vida dele, e com uma pitada de humor.
ResponderExcluirJean Patrik
A Paz de Cristo, Patrik.
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário. Um abraço.
Professor, gostei muito dessa mensagem, é uma pena que não está completa. Precisamos de pastores que tenham essa coragem, de falar a palavra de Deus sem rodeio. Parabéns pelo blog, obrigado pela vista.Abraços...
ResponderExcluirPr.Ivan.
www.privan.com.br
Pr. Ivan, Obrigado pelo seu valioso comentário. Um abraço.
ResponderExcluir