A Natureza do Batismo – O que ele é?
Por John Charles Ryle
(1) O Batismo é uma ordenança apontada
por nosso Senhor Jesus para a admissão continua de novos membros em sua igreja
visível. No Exército, cada novo soldado é formalmente adicionados à
matricula do seu regimento. Em uma escola cada novo estudante é formalmente
inscrito nos livros da escola. E todo cristão começa sua vida como membro da
igreja, sendo batizado.
(2) O Batismo é uma ordenança de grande
simplicidade. A parte visivel é a água administrada em nome do Pai, do Filho e
do Espirito Santo ou em nome de Cristo. A parte invisível, interior,
significativa, é a lavagem no sangue de Cristo e a purificação interior do
coração pelo Espírito Santo, sem o qual ninguém pode ser Salvo. OArtigo 27 da
Igreja da Inglaterra diz, com razão “O batismo não só é um sinal de profissão e
marca de diferença, com que se distinguem os cristãos dos que o não são, mas
também um sinal de regeneração ou novo nascimento”.
(3) O Batismo é uma ordenança em que, quando
é devidamente empregado, podemos esperar com confiança as mais altas bençãos.
Não é razoável supor que Cristo, o Cabeça da Igreja, nomearia solenemente uma
ordenança que seria inútil para a alma tal como um mero registro civil ou
inscrição humana. O Sacramento que estamos considerando aqui não é uma mera
ordenança produzida por homens, mas sim uma ordenança do Rei dos Reis. Quando a
fé a oração acompanham o Batismo e se segue um uso diligente dos meios
bíblicos, nós somos justificados em olhar para muitas bençãos espirituais. Sem
fé e oração, o Batismo se torna um mero rito.
(4) O Batismo é uma ordenança que é
expressamente ensinada cerca de 80 vezes, no Novo Testamento. As quase últimas
palavras de nosso Senhor Jesus Cristo foram um comando para batizar : “Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo;” (Mt 28:19). No dia de Pentecostes, encontramos
Pedro dizendo: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus
Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At
2:38) e questionando na casa de Cornélio : “Pode alguém porventura recusar a
água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o
Espírito Santo? “ (At 10:47). Encontramos São Paulo não só se batizando, mas
batizando discipulos por onde quer que fosse. Dizer, como fazem alguns, que o
Batismo é uma ordenança sem importância é derramar desprezo sobre a
Bíblia. Para dizer, como outro fazem, que o batismo é somente uma coisa do
coração, e não uma ordenação externa, é dizer algo que parece
claramente contraditório à Bíblia.
(5) O batismo é uma
ordenança que, segundo as Escrituras, um homem pode
receber, e ainda assim não obter nada de bom dele. Têm-se dúvidas disso,
porventura não foram Judas, Simão - o Mago, Ananias e Safira, Demas, Himeneu,
Fileto e Nicolas, todos eles batizados? Então, qual benefício eles receberam do
Batismo? Claramente, para qualquer coisa que sabemos, receberam benéfico algum!
Seus corações “não eram retos diante de Deus” (At 8:21). Eles permaneceram
“mortos em delitos e pecados” e estavam “mortos enquanto viviam” (Ef 2:1; I Tm
6).
(6) O Batismo é uma ordenança da Era
apostólica que nasce juntamente com a religião de um homem [Cristo]. No mesmo
dia em que muitos dos primeiros cristãos se arrependeram e creram, naquele dia
foram batizados. O Batismo foi a expressão de fé do recém-nascido e o ponto de
partida para o Cristianismo. Não me admira então que fosse considerado o
veículo de todas as bênçãos espirituais. As Escrituras expressam “sepultados
com Ele pelo Batismo” - “Batizados em Cristo” apresentaria profundo significado
para as pessoas (Rm 6:4; Cl 2:12; Gl 3:27; I Pe 3:21). Tais expressões
coincidem exatamente com a experiência dessas pessoas. Mas aplicar tais
expressões indiscriminadamente para o batismo de infantes nos nossos dias é, em
minha opinião, irracional e injusta. É uma aplicação da Escritura que, creio
eu, nunca foi intencional.
(7) O batismo é uma ordenança
que um homem pode nunca receber, e ainda assim ser um
verdadeiro cristão e ser salvo. O caso do ladrão arrependido é
suficiente para provar isso. Aqui estava um homem que se arrependeu, creu,
foi convertido e deu provas de verdadeira graça, se alguém assim já fez. Não
sabemos de outro alguém que tenha sido abordado por tal maravilhosa frase “Te
digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 33:42). Não há a menor prova de
que esse homem tenha sido batizado! Sem o Batismo e a Ceia do Senhor, ele
recebeu as maiores bênçãos espirituais, enquanto ele vivia e foi com Cristo no
Paraíso, quando ele morreu! Afirmar, em face do caso, que o Batismo é
absolutamente necessário para a salvação é algo monstruoso. Dizer que o
batismo é o único meio de regeneração, e que todos os que
morrem sem batismo estão perdidos para sempre, é dizer o que não
pode ser provado pela Escritura, e é revoltante para o
senso comum.
Deixo essa parte do meu
assunto aqui. Recomendo as sete proposições que tenho
previsto para a séria atenção de todos que desejam
obter uma visão clara sobre o batismo. Ao considerar os
dois sacramentos da religião cristã, eu asseguro ser de
primordial importância para afastar de nós a indefinição
e mistério com o qual muitos cercam. Acima de tudo,
vamos ter cuidado com o que acreditamos nem mais nem
menos sobre eles [sacramentos] do que podemos provar por
simples textos da Escritura.
Fonte:
http://bisporyle.blogspot.com/2011/08/natureza-do-batismo-o-que-ele-e.html
sou batizado a pouco tempo, estou satisfeito com isso se necessario for, batizarei novamente...João batizou Cristo essa é amaior prova de que precisamos nos batizar para renacer-mos.
ResponderExcluirA Paz de Cristo, meu irmão. Ficamos muito feliz por sua acertada escolha. Gostaria de encorajar você a ler com calma Rm 8. Abraço.
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