Por Que os Evangélicos Não Usam a Cruz em Seus Templos?

A cruz, desde os primórdios, foi o símbolo maior do cristianismo; ainda que considerada, em alguns momentos, negativamente, ou seja, como sinônimo de maldição. Ainda durante o primeiro século, a cruz se firmou como símbolo da fé no crucificado – Jesus.

No Brasil, porém, a coisa não se deu de maneira tão harmonioso. Segundo o historiador R. J. Sturz, o evangelho entrou na América Latina, e principalmente no Brasil, de maneira lenta e conturbada. Depois de algumas tentativas frustradas, os primeiros evangélicos conseguiram autorização para erguerem seus templos nas terras de santa cruz (comandada religiosamente pelo catolicismo romano). A permissão veio por meio de um acordo firmado entre Portugal e Inglaterra.

O historiador conta que “uma das cláusulas do tratado comercial, assinado com a Inglaterra em 1810, foi que Portugal permitiria a construção de casas de adoração para os estrangeiros, contanto que não tivessem a aparência de igrejas. O uso da cruz na parte exterior dos prédios foi expressamente proibido”, e completa lembrando que “um ponto interessante a ser notado na história é que muitos evangélicos no Brasil continuam inflexivelmente opostos ao uso da cruz em seus templos”.[1]

Assim, o autor mostra que o não uso da cruz em templos evangélico não é uma questão doutrinária, mas uma questão histórica. Esse quadro tem sido mudado pelos movimentos neo-pentecostais, que já usam a cruz em seus templos, internamente.

Nota
[1] STURZ, Richard J. A Implantação do Cristianismo na América Latina (In:CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos:Uma história da Igreja Cristã. 2ª Ed. São Paulo: Vida Nova, 1995, p.361)
IMAGEM: Google Imagem

Comentários

  1. Olá,
    Muito bom seu estilo de informação. Percebo que és um amante da história da Igreja. Gostei, e vou segui-lo.
    Dionardo
    http://badoconhecimento.blogspot.com
    http://rucerto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dionardo, que Deus o abençõe por nos visitar e ser nosso seguidor; espero corresponder as suas espectativas.Paz.

    ResponderExcluir
  3. Um irmão estava certa vez meditanto sobre o seguinte: "Senhor o símbolo da tua morte é a cruz, mas qual é o símbolo da sua ressurreição? E o Senhor lhe disse: O túmulo vazio."

    Tremendo, não?

    ResponderExcluir
  4. Luis, foi muito bom seu comentário. Até porque a cruz só tem sentido por causa do túmulo vazio; um abraço e continue nos visitando.Paz.

    ResponderExcluir
  5. Admirei as proposições anteriores e usando as sadias letras do Hino 291 da Harpa Cristã,que diz:"Sim,eu amo a mensagem da Cruz"!e qual é esta mensagem da Cruz,é o Senhor Jesus,retirando a ironia de tendências a Cruz deve ser sim respeitada,o túmulo vazio existe até hoje,se algum terremoto não o destruir,mas o Senhor Jesus é o mesmo ontem,hoje e eternamente!Hebreus 13:08

    ResponderExcluir
  6. SERIA BOM EXAMINAR A ORIGEM DA CRUZ.VAMOS ENCONTRAR VÁRIOS TIPOS DE CRUZ, MAS TODOS SÃO CRUZES E SÍMBOLOS TERRÍVEIS.A CRUZ É UM SÍMBOLO PAGÃO E NÃO CRISTÃO...E COMO MUITAS COISAS ESTRANHAS ESTÃO ENTRANDO NA IGREJA HOJE, NÃO É DE ADMIRAR QUE A CRUZ SEJA UMA DELAS.NEM A CRUZ ,NEM O TÚMULO SÃO PERTENÇAS DE JESUS...

    ResponderExcluir
  7. Querido irmão, a Paz de Cristo.
    Obrigado pelo seu comentário. Peço, contudo, que da próxima vez o amado se identifique. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Cruz sempre representa morte seja onde for, Jesus não mencionou colocar uma cruz para lembrar d'Ele,nem os apóstolos, pelo contrario podia se ver cruzes (mortos) nos caminhos feitos por roma como forma de repressão; O que Jesus deixou foi a ceia como forma de lembrar sua crucificação e o motivo dela; na história mas especificamente do cristianismo a cruz nunca foi usada por Jesus ou instituída por ele ou para seus seguidores. Essa conversa fiada de de história não irmão, também estudei teologia vamos e venhamos não da uma de doido não, querer justificar a fé na cruz ta de brincadeira por favor.

    ResponderExcluir
  9. Como ja foi dito no "post" Os missionários protestantes chegaram ao Brasil no período imperial, em que a Igreja Católica Romana era a religião oficial do país. Os evangélicos foram proibidos de construírem templos ou usar símbolos que caracterizassem o seu local de culto como igreja. Veja o que declarava a Constituição Política do Império do Brasil (de 25 de março de 1824), art. 5º: “A Religião Católica Apostólica Romana continuará a ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto doméstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo”.

    Isso acabou gerando uma “tradição” inconsciente, de, os templos evangélicos não terem arquitetura característica e nem simbologia. Mas não significa que isso não exista ou não se pratique. Assim que passou esse período, algumas denominações construíram templos com arquitetura típica (Catedrais) e fazendo uso de cruzes, altares, cores litúrgicas e outros símbolos, conforme a tradição cristã.

    Alguns grupos específicos têm uma interpretação teológica da cruz como símbolo de maldição, o que os faz rejeitar tal símbolo. Isso não é uma interpretação unânime entre os evangélicos, mas, de alguns grupos.

    Não á mau nenhum em usar a cruz, desde que não seja para adoração ou devoção, pois o mesmo Jesus afirmou que devemos adorar somente o Pai.

    Você usa a cruz? Sim?... Então pare e pense... Porque você usa?... Um amuleto da sorte?... Proteção?... No apuro agarra-a e diz... "Ai meu deus"!!! “cuidado com a Idolatria”. Use a cruz para identificar sua fé, revelar que aquele que nela morreu hoje mora em teu coração, triunfou sobre a morte e deixou cravado na cruz os nossos pecados, nossas enfermidades... "O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pela suas pisaduras fomos sarados". Aleluia!!!

    Caro LUIS OLIVEIRA: Se você tem aversão ao uso da cruz aponto de crer que é pecado. Ou, “Cruz não é coisa de crente”! Pense nisso, toda e qualquer denominação evangélica espalhadas por qualquer parte do mundo usam a cruz em seus templos, é obvio que cruz “vazia” Jesus não esta nela ele ressuscitou, por isso ela esta vazia, pois, representa a redenção, o perdão dos nossos pecados e a vitória do nosso Senhor sobre Satanás. Lembre-se, você foi comprado pelo preço de sangue; "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e [morte de cruz]. Filipenses 2: 8"
    Por tanto, ninguém pode generalizar afirmando: “Evangélico não usa cruz”.

    Caro leitor, se você prefere continuar obedecendo a uma lei do Império imposta pela Igreja Católica Apostólica Romana, fique a vontade...
    Eu escolho a Cruz! Símbolo da minha redenção, do perdão dos meus pecados e da vitória do meu Senhor sobre Satanás.

    ResponderExcluir
  10. Elias, obrigado pelo seu comentário. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Profetas Anteriores, ou Não Escritores 1/5

Escrever, Argumentar, Seduzir

As Bem-Aventuranças do Antigo Testamento 1/4