Responsabilidades Básicas do Professorado Cristão

Por Francikley Vito

Ao se levantar para dar a sua aula, o professor cristão se coloca – mesmo que não saiba - como um instrumento espiritual, político e social para que, por meio dele, o aluno tenha suas múltiplas necessidades atendidas: necessidades espirituais, necessidades morais e necessidades intelectuais. Como o próprio nome deixa transparecer, o professor é aquele que transmite, que professa (lat. professor,óris) suas crenças, valores e experiências de vida à sua classe; ele é também um cultivador, aquele que trabalha para que o caráter cristão seja manifesto na vida dos seus educandos. Tomando ainda a etimologia latina da palavra, podemos dizer que o professor é um profeta (profeta e professor vem da mesma raiz lingüística em latim) no sentido em que o fim último do seu labor é a aplicação das verdades bíblicas para guiar os alunos a um conhecimento experimental de Jesus, o Cristo e de fazer lembrança da palavra de Deus àqueles que querem moldar a suas vidas por meio daquela Palavra.

Comentários

  1. Francikley, oxalá todo professor fosse um instrumento espiritual, assim os alunos teriam, pelo menos, um bom exemplo a seguir.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Néia, a Paz de Cristo. Concordo plenamente contigo, tenho para mim que os exemplos tem se tornado cada vez mais raros. Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Profetas Anteriores, ou Não Escritores 1/5

Escrever, Argumentar, Seduzir