Conhecimento de Deus e Prática Cristã: Um Chamado à Maturidade

Por Francikley Vito

O conhecimento de Deus é o mais importante conhecimento que o ser humano pode ter, pois dele resulta todos os outros conhecimentos: o conhecimento da natureza, o conhecimento do mundo invisível, o conhecimento dos seres e de nós mesmos. Isso acontece porque se nós quisermos conhecer de maneira adequada o mundo que nos cerca, temos que conhecer primeiro o feitor deste mundo – o Deus da Bíblia.

Portanto o saber a respeito da Divindade é condição sem a qual não é possível viver adequadamente no mundo. Mas o conhecimento de Deus não pode ser apenas teórico, ele tem que afetar a nossa vida prática, o nosso dia a dia; se assim não for, corremos o risco de sermos apenas ouvintes e não praticantes das verdades das Escrituras. Estudamos teologia não só para saber o que a Bíblia diz a respeito de Deus, mas para sabermos como essas verdades podem mudar as nossas vidas em Deus. O teólogo americano Tony Evans diz isso com discernimento e propriedade: [1]

“Conhecer a Deus implica em mais do que percepção, informação e experiência religiosa. Conhecer a Deus e ser tocado por Ele. É relacionar-se de maneira que aquilo que Ele significa influencie o seu ser. Conhecer a Deus também significa mais do que ter uma experiência religiosa com Ele ou dizer que o sentimos. É valido ter uma experiência emocional e religiosa com Deus, mas conhecê-Lo envolve mais que isso”.

Ouçamos o clamor do profeta das lágrimas quando diz: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força, nem se glorie o rico na sua riqueza, mas o que se gloria glorie-se em me conhecer e saber que eu sou o Senhor” [2]

Notas
[1] Evans, Tony. Deus é Tremendo. São Paulo: Vida, 2000, p. 17.
[2] Jeremias 9 : 23-24

Comentários

  1. Otimo estudo.
    Jesus Te abençoe!

    Em Cristo,

    Elton Morais

    ResponderExcluir
  2. Elton. agradeço a você por nos visitar neste espaço. Que o Senhor muito te ajude em todas as coisas. Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Profetas Anteriores, ou Não Escritores 1/5

Escrever, Argumentar, Seduzir

As Bem-Aventuranças do Antigo Testamento 1/4