Cristologia e Prática Cristã: Resposta ao Cristo da Fé

Por Francikley Vito
Muito já foi dito no decorrer dos anos a respeito da pessoa de Jesus Cristo. O conhecimento daquilo que as Escrituras nos diz a respeito d’Ele exige de nós uma resposta. Resposta essa que só nós como indivíduo podemos dar. Aqui não há meio termos, ou cremos que Jesus era o Cristo, Filho do Deus vivo, como revelado nas profecias e nos Evangelhos; ou temos que rechaçá-lo como impostor e mentiroso.
Como disse o erudito e escritor cristão C. S. Lewis (1898-1963), citado por Josh McDowell, [1]

“Quero aqui evitar que alguém expresse esta grande insensatez que certas pessoas tantas vezes repetem a respeito de Jesus: ‘Estou pronto a aceitar Jesus como um grande mestre moralista, mas não aceito a sua alegação de que era Deus.’ Ai está uma coisa que não podemos dizer. Um homem que fosse apenas um homem, e disse as coisas que Jesus disse, não poderia ser um grande mestre moralista. Ou era um louco [...] ou então era um demônio do inferno. Cada um tem que fazer sua escolha. Ou este homem era, e é o Filho de Deus, ou então era um louco, ou coisa pior.[...] Você pode silenciá-lo, julgando-o tolo; pode cuspir nele e matá-lo, julgando-o um demônio; ou então, cair aos seus pés o chamando Senhor e Deus. Mas não me venha com tolices condescendentes, afirmando ser ele um grande mestre humanista. Ele não nos deixou esta alternativa. Não era sua intenção fazê-lo”.

Não há escolhas, o conhecimento a respeito de Jesus exige de nós uma posição de fé em relação a Ele. O Senhor Jesus ao morrer no calvário, nos facultou duas alternativas: ou cremos que Ele era o que dizia ser ou não. A cristologia tem que nos levar ao conhecimento, mas a fé nos leva a uma resposta que esteja de acordo com a verdade conhecida. Neste sentido temos que admitir Cristo como Senhor de todos e de tudo. Inclusive de nós mesmos.

Nota
[1] MacDowell, Josh. Mais Que um Carpinteiro. Vendas Novas/MG: Betânia, 1989, p. 26-27.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Profetas Anteriores, ou Não Escritores 1/5

Escrever, Argumentar, Seduzir

As Bem-Aventuranças do Antigo Testamento 1/4